Campanha da Secretaria Municipal de Mulheres enfoca fim do assédio durante as festas de Carnaval

“Folia com mulher, só vai rolar se ela quiser!”. Com esse tema, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) estará com equipes participando de campanha educativa durante o Folia de Rua e Carnaval Tradição pelo fim do assédio às mulheres no período de Carnaval. O enfoque do material educativo é a ênfase de que assédio é crime.

 

“Queremos deixar claro que o momento é de diversão, mas é preciso respeito e consentimento da mulher para ser beijada ou abraçada. Independente da roupa que ela esteja usando, se está ou não bebendo, isso não é um convite para carícias ou relação sexual”, disse Adriana Urquiza, secretária de Políticas para as Mulheres de João Pessoa.

 

A secretária lembrou ainda que as mulheres podem denunciar abusos ou constrangimentos que por ventura venham a sofrer durante as festas. “Elas podem ligar para o Disque 180, onde serão orientadas a como proceder com a denúncia. Se a agressão for sexual, é necessário procurar o serviço especializado do Instituto Cândida Vargas em no máximo 72 horas”, destacou.

 

Outro número importante é o 0800 283 3883, do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que acolhe mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “É importante destacar que estes números funcionam o ano todo e os profissionais que atendem estão aptos a fornecer o encaminhamento necessário às mulheres em cada situação específica”, afirmou.

 

Telefones úteis:

Disque 180

Violência Sexual (urgência): 3015-1500

Violência doméstica e familiar: 0800 283 3883

 Polícia Militar - 190

 

 

 

 

Fonte: Secom 

Outras notícias