Os meios políticos e sociais da Paraíba ficaram consternados com a notícia da morte, neste sábado (11), em João Pessoa, do empresário João da Mata de Sousa, ex-deputado federal, ex-candidato a prefeito de João Pessoa e ex-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Paraíba. Nascido em 1941 na cidade de Pombal, titular de empreendimentos industriais como a “Le Chef”, João da Mata também era advogado e foi filiado a partidos como o PFL, PDC e PL. Teve atuação na Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, e foi um dos fundadores do “Centrão”, que procurava neutralizar a influência da esquerda nas votações dos direitos sociais e da ordem econômica.

No boletim do Diap – Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar durante a Constituinte, João da Mata alcançou média final de 2,0. Ele se absteve quanto ao direito de participação popular no processo legislativo e ausentou-se nas votações da licença maternidade e da licença paternidade. Votou a favor da nacionalização do subsolo e disse não à proteção da empresa nacional. Contrário à reforma agrária, voou a favor do mandato de cinco anos para José Sarney, que assumiu com a morte de Tancredo Neves. Apesar das suas posições, João da Mata não era considerado um político reacionário.

Ele foi candidato a prefeito de João Pessoa em 1988 com o apoio do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity. O páreo foi bastante concorrido e atraiu nomes como Haroldo Lucena, do PMDB, Antonio Augusto Arroxelas e Wilson Leite Braga, ex-governador, que foi eleito para a prefeitura. João da Mata foi um ativo interlocutor da classe empresarial junto a governos no âmbito estadual e federal. Ele se definiu como presidencialista na votação do plebiscito sobre adoção do Parlamentarismo, do Parlamentarismo Monárquico ou permanência do presidencialismo – o que terminou prevalecendo. Também foi secretário de Indústria e Comércio do Estado no governo de Cássio Cunha Lima. Acometido de problemas decorrentes de câncer, João estava afastado completamente da atividade política. Seu sepultamento foi programado para hoje (11/03) em João Pessoa.

 

Fonte: Os Guedes

Comentários

Outras notícias

Geral

Biometria deve chegar a todos eleitores até 2020, diz Gilmar Mendes

Geral

Mais que local para lazer, Parque Arruda Câmara desempenha função de preservar espécies

Mais Lidas

Cultura

Dois Africanos celebra cinco anos com show no Parque da Lagoa

Internacional

Quatro meses depois, brasileiros continuam desaparecidos nas Bahamas

Política

Planalto oficializa Jucá como líder do governo no Senado e Moura, no Congresso

Notícias Recentes

Direito

Veja programação da semana do dia internacional do consumidor

Política

Vereador recebe homenagem dos bibliotecários por atuação em defesa da categoria

Policial

Polícia prende casal suspeito de integrar grupo criminoso responsável por arrombamentos na Paraíba e Pernambuco