Norte-americanos e brasileiros discutem gestão de águas na Paraíba

Seminário será realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro, em Campina Grande, e vai apresentar modelos internacionais de integração de bacias

 

Estratégias para a gestão eficiente dos recursos hídricos da Paraíba serão discutidas nas próximas quarta e quinta-feira (15 e 16 de fevereiro), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O Seminário de Gestão Estratégica das Águas irá apresentar sistemas inovadores e modelos nacionais e internacionais de manejo das águas que podem ser adotados no Nordeste brasileiro para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.


Durante o evento, os norte-americanos irão mostrar aos representantes de instituições brasileiras o projeto Colorado-Big Thompson, uma das obras mais conhecidas de integração de bacias hidrográficas, com eficiente uso da água para a agricultura, a indústria, o município e doméstico. Além disso, o comissário (secretário) de Agricultura do Estado do Colorado (EUA), Don Brown, irá falar da importância do uso da água na agricultura irrigada e o diretor presidente da Energy Management Corporation, Wayne Turnbow, fará uma apresentação sobre inovação e tecnologia em sistemas elétricos para distribuição e entrega de águas.


O secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, também irá apresentar a visão estadual do processo de gestão das águas e um representante da Agência Nacional de Águas (ANA) falará sobre a visão nacional do processo de gestão da integração de bacias. Durante o evento ainda serão discutidos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é uma agenda universal com um plano de ação para melhorar o planeta e que tem a gestão sustentável da água como parte desses objetivos. Ao final do evento, um grupo de trabalho com representantes das instituições participantes, irá construir uma agenda estratégica para a gestão e uso dos recursos hídricos.


“Verificamos a necessidade da gestão de águas do rio São Francisco, que estão prestes a chegar. Entendemos que é importante conhecer sobre gestão e precificação da água. Por isso, convidamos os técnicos e gestores do Colorado, que tem uma realidade com algumas semelhanças com a Paraíba, sobretudo em relação à pluviometria. Lá chove semelhante ao Cariri paraibano e eles administram muito bem a água, aproveitando a água da chuva e das geleiras, permitindo que se tenha um Estado praticamente todo irrigado”, explicou o presidente da Fiep e diretor regional do Sesi, Francisco Buega Gadelha.


Ele acrescentou que, em setembro do ano passado, ele, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o presidente da Federação da Agricultura e da Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, e o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Wesley Gonçalves Maciel conheceram de perto o Colorado-Big Thompson e convidaram os gestores do projeto e dirigentes norte-americanos para mostrarem suas experiências na Paraíba.


“Governo, sociedade e instituições precisamos pensar de forma estratégica a gestão das águas para que possamos tomar as decisões mais corretas possíveis. Aqui chove mais que no Colorado, que em Israel, mas nos falta um sistema de gestão integrado e sistêmico. Por isso estamos trazendo informação para gerar conhecimento e encontrarmos um modelo que gere desenvolvimento sustentável para a região”, destacou Luiz Alberto Amorim.


O seminário será realizado pela Fiep e Sebrae Paraíba, com apoio do Governo do Estado, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, PNUD, Faepa e Sesi. Poderão participar gestores públicos e representantes e técnicos de instituições, universidades e empresários convidados. Os interessados no tema poderão acompanhar as palestras do primeiro dia do seminário, em tempo real, pela internet. Para isso, é preciso cadastrar-se previamente no site gestaodasaguas.fiepb.com.br.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE PB

Comentários

Outras notícias

Mundo

Governo Trump faz reunião de emergência para restabelecer decreto anti-imigração

Mais Lidas

Notícias Recentes

Esporte

Botafogo ganha novo reforço vindo do Atlético Paranaense

Saúde

Campanha esclarece população sobre vacinação contra febre amarela