Polícia Militar realiza três operações e mobiliza 5,5 mil policiais na Semana Santa

A Polícia Militar vai mobilizar 5.500 policiais militares, 800 viaturas, drones e o helicóptero Acauã para reforçar a segurança na Semana Santa. Serão realizadas três operações em todo Estado: Impacto, Nômade e Malhas da Lei. As ações que vão intensificar o policiamento no período já começam no fim da tarde desta última quarta-feira (12) e só terminam no início da manhã da próxima segunda-feira (17).

As três operações possuem planos de atuação diferentes. A Impacto ocupa os bairros e comunidades indicados pelas estatísticas e inteligência com as tropas especializadas; a Nômade realiza blitzen em vários locais ao mesmo tempo, com duração mínima para causar o elemento surpresa nas abordagens; e a operação Malhas da Lei tem o intuito de prender suspeitos de crimes em flagrante e localizar acusados com mandados de prisão em aberto, foragidos da justiça e presos que estejam em desacordo com as exigências da saída temporária.

A corporação não vai divulgar em quais dias e horários serão realizadas as operações, que podem acontecer, cada uma, por várias vezes ou com as três de forma simultânea. A PM fez um mapeamento de pontos de atuação, levando em consideração a mancha criminal de anos anteriores no período e também dos últimos dias, identificando inclusive os suspeitos que estariam envolvidos em crimes nesses locais, sendo quase todos (90%) já com passagens pela polícia.

Reforço nas celebrações religiosas – Além de manter o plano de policiamento para bairros e comunidades das cidades, que tem como objetivo prevenir crimes contra a vida e também contra o patrimônio, a PM montou ainda um esquema para reforçar a segurança nas proximidades dos locais onde são realizadas as celebrações religiosas, a exemplo de igrejas, locais de retiro e de procissões. A Rotam (Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas) e a Força Regional estão incluídas no trabalho desse reforço do policiamento.

 

Trânsito – O Batalhão de Policiamento de Trânsito estará atuando com efetivo máximo para prevenir os acidentes e garantir a segurança dos motoristas e motociclistas que vão viajar no período. O BPTran orienta que as pessoas façam todas as revisões nos veículos antes de viajarem, o que minimiza os riscos de acidentes, principalmente em relação aos pneus, já que o mês apresenta uma instabilidade no clima, com chuvas sendo recorrentes.

 

Fonte: Secom-PB

Foto: Governo do Estado

Outras notícias