A proposta do vereador Lucas de Brito (PSL) de incentivar a área das Relações Internacionais em João Pessoa vem sendo bem recebida pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD). Em reunião com o gestor pessoense, nesta terça-feira (10), Lucas conseguiu viabilizar a criação de um Núcleo de Relações Internacionais na Capital paraibana.

 

O Núcleo será vinculado à Secretaria de Turismo e terá o intuito de possibilitar a participação da Prefeitura de João Pessoa em concursos internacionais. Do mesmo modo, atuará na captação de recursos de financiamentos internacionais para a implantação de modelos inovadores e sustentáveis na administração municipal.

 

Lucas destacou que a criação do Núcleo não trará novas despesas ao erário, uma vez que funcionará apenas com um ou dois servidores, além de ter sido prevista em emenda destinada ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício de 2017, no valor de R$ 160 mil.

 

“Este é o primeiro e um importante passo para que a nossa cidade comece a viabilizar a adesão à Rede Mercocidades”, destacou. A Mercocidades é uma rede de cooperação horizontal que integra cidades do Mercosul para compartilhar experiências exitosas na gestão de políticas públicas.

 

A criação do Núcleo também se relaciona diretamente com uma demanda do setor na Paraíba. Em João Pessoa funcionam dois cursos de graduação em Relações Internacionais, nos Câmpus das universidades Federal (UFPB) e Estadual (UEPB). As duas instituições ainda possuem programas de mestrado e núcleos de pesquisas em diferentes abordagens das RIs.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Autor: Thais Cirino

Foto: divulgação

Comentários

Outras notícias

Política

Meirelles antecipará volta de Davos para negociar acordo com o estado do Rio

Política

Geddel, Cunha e outros investigados agiam para beneficiar empresas, diz MPF

Mais Lidas

Notícias Recentes

Geral

Agevisa alerta setor regulado para vencimento dos Alvarás Sanitários no dia 31 de março de 2017

Comportamento

Jovens indígenas atuam como guias turísticos em Brasília

Tecnologia

Segurança recebe equipamentos de novo sistema de rádio comunicação digital avaliado em R$ 33 milhões