Ministro do Supremo determina novas eleições no Tribunal de Justiça da Paraíba

Mais uma reviravolta na mesa diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba. O ministro Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o atual presidente, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, realize uma nova eleição para presidente, vice-presidente e corregedor do TJPB, em um prazo de até 15 dias. O pedido de liminar foi deferido, em parte, nesta quarta-feira, 22, e publicado nesta quinta-feira (23).

Em sua decisão, o ministro Roberto Barroso, com base na competência disposta no art. 38, I, do RI/STF, deferiu parcialmente o mandado de segurança, com requerimento de medida liminar, impetrado em 16 de janeiro de 2017 por seis desembargadores (Saulo Henriques de Sá e Benevides, Frederico Coutinho, João Alves, Leandro dos Santos, Romero Marcelo e Oswaldo Trigueiro) contra a prática de ato imputado ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, consubstanciado na realização de sessão administrativa em 22 de dezembro do ano passado, na qual foi eleita a mesa diretora do tribunal paraibano para o biênio 2017-2018. 

 

➤ Ouça o comentário de Lenilson Guedes na íntegra

 

Depois de relatarem a ocorrência de alegados vícios na prática do ato impugnado, os Impetrantes requerem medida liminar “para suspender os efeitos da eleição para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor do Tribunal de Justiça da Paraíba – TJPB, ocorrida na Sessão Extraordinária do dia 22 de dezembro de 2016, determinando, em cumprimento à decisão liminar da Reclamação Constitucional n. 25763-PB e, também, à decisão liminar do Mandado de Segurança n. 0001890 – 24.2016.815.0000, a realização de novas eleições para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor, desde que cumpridas as formalidades legais impostas” 

O ministro Barroso determinou a realização de novas eleições para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor em até 15 (quinze) dias, cumprindo-se todas as formalidades necessárias, devendo a atual gestão permanecer, a título provisório, exclusivamente durante este prazo. 

A Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba – TJPB, foi notificada pelo STF para tomar ciência e cumprir a decisão. “Intime-se o órgão de representação judicial da respectiva pessoa jurídica para, querendo, ingressar no feito (Lei nº 12.016/2009, art. 7º, II). Na sequência, abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República (Lei nº 12.016/2009, art. 12). Publique-se. Intimem-se."  

Comentários

Outras notícias

Política

Operadores alvos da Lava Jato já estão presos em Brasília

Política

Planalto anuncia Aguinaldo Ribeiro como líder do governo e Lelo Coimbra líder da maioria na Câmara

Mais Lidas

Política

Alckmin visita obras da Transposição do Rio São Francisco em Pernambuco

Notícias Recentes

Economia

Conta de luz terá bandeira amarela em março, com extra de R$ 2 a cada 100 kWh

Internacional

Oscar 2017 tem seis indicações para atores negros

Carnaval

Confira 9 dicas para curtir o carnaval em segurança com as crianças