Em Campina Grande, vacinação contra gripe começa amanhã

A Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 17. Em Campina Grande a vacinação vai começar a ser ofertada nos Centros de Saúde e a partir da terça-feira, 18, nas Unidades Básicas de Saúde. Serão imunizados inicialmente os trabalhadores em saúde e as gestantes, e a partir do dia 20 de abril a imunização será estendida para os outros grupos do público-alvo.

Foram encaminhadas inicialmente para Campina Grande 12 mil doses da vacina. Os outros grupos do público-alvo da campanha são as crianças de seis meses até quatro anos de idade, mulheres que deram à luz há até 45 dias, idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, trabalhadores do sistema prisional, detentos e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A grande novidade este ano é que também estão contemplados os professores da rede particular e da rede pública (municipal, estadual ou federal).

De acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz, a campanha está começando mais cedo do que em todos os anos para prevenir o surto de H1N1 que aconteceu no ano passado. A vacina protege contra três subtipos da gripe, incluindo a influenza H1N1.

Miralva explicou que mesmo que já se vacinou em anos anteriores precisa reforçar a dose. “Todos os anos a vacina é modificada e o vírus também fica mais resistente. É preciso enfatizar que a injeção não provoca a gripe, isso é mito, e que a [única contraindicação é para quem tem alergia ao ovo”, explicou. A campanha segue até 26 de maior e no dia 13 de maio será realizado o dia D de vacinação em todos os Centros e Unidades Básicas de Saúde. Para receber a vacina, é importante levar o cartão de vacinação.

 

 

Fonte: Codecom Campina

Foto: Osnei Restio/Fotos Públicas

Outras notícias