Espaço LGBT de João Pessoa comemora 8 anos de funcionamento

Evento de celebração será às 14h30 da próxima quarta-feira (12), perto do Pavilhão do Chá

Foto: Reprodução
Por Ângela Duarte há 3 meses

O Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia da Paraíba (Espaço LGBT) comemora 8 anos de funcionamento, nesta quarta-feira (12), promovendo uma roda de diálogos e entrega de homenagens, às 14h30, no auditório da Delegacia Regional do Trabalho, no Pavilhão do Chá, em João Pessoa.

Criado em junho de 2011, o Espaço LGBT é um local de acolhimento do público LGBTQI+, familiares e amigos que buscam atendimento especializado. O serviço é público e gratuito.

Durante esses anos, foram cadastrados 1.400 usuários e realizados mais de 21.400 atendimentos à membros da comunidade vítimas de discriminação, violência e/ou omissão, preconceito e intolerância por sua orientação sexual e identidade de gênero. 

“O Espaço LGBT foi criado para promover a cidadania e os direitos humanos de LGBTQI+, assim como, de enfrentamento à LGBTfobia, discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Uma de suas ações é fazer a articulação entre os serviços e atores sociais, governamentais e não governamentais, para formação de uma Rede de Proteção e Garantia dos Direitos deles”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.
 
O perfil de usuários é de baixo nível socioeconômico, negros, com renda menor ou igual a um salário mínimo e escolaridade abaixo do ensino médio. A violência física e psicológica cometida por familiares aparece em primeiro lugar nos atendimentos, seguida do preconceito institucional. Também são registradas, com frequência, abuso financeiro e discriminação na rua.
 
O Espaço LGBT realiza busca ativa e oferece atendimento psicossocial e jurídico. Por meio de ações itinerantes nos municípios do interior do Estado, promove seminários, cursos, oficinas de capacitação, campanhas educativas e apoia eventos do movimento, além de disponibilizar estágio em diversas áreas.
 

  

Confira os serviços oferecidos pelo Espaço LGBT:


 
Jurídico 

 Assessoria jurídica em casos de: violações de direitos, questões cíveis (adoção, divisão de bens, casamento civil ou união estável), acesso a benefícios previdenciários e acompanhamento de processos de mudança de nome e alteração do sexo em documentos para travestis e transexuais.


Psicológico 

 Escuta psicológica, atendimento continuado aos usuários e aos familiares, terapia individual para o processo de transexualização, bem como para auxiliar no processo de retificação de prenome e alteração de sexo em documentos.
 
Serviço Social 

 Acolhimento, escuta individual voltada para a identificação das necessidades de LGBTQI+ e familiares, elaboração de parecer social para acesso aos benefícios sociais e da Assistência Social, orientação e acompanhamento para acesso ao serviço de emissão de documentação, cadastro do Número de Identificação Social (NIS) e inscrições no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Cursos de qualificação profissional (Senai, Senac e Senat).

 
Direitos Humanos 

Agentes de Direitos Humanos fazem busca ativa referente às denúncias recebidas via Disque 123 (Violações de Direitos Humanos na PB), Disque 100 – LGBT, e visitas domiciliares. Realizam atividades educativas em escolas, associações de moradores, Cras, Creas, ONGs, etc.
 
Referência para Ambulatório TT/CHCF 

 Funciona como porta de entrada para usuários que buscam o processo de mudança de identidade de gênero no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (Ambulatório TT/CHCF), em João Pessoa.
 
Biblioteca LGBTQI+ 

 Espaço para difusão do conhecimento, leitura e pesquisa, aberto ao público, com mais de 100 livros, além da produção acadêmica (trabalhos de conclusão de curso, monografias e dissertações) de profissionais que passaram pelo campo de estágio da instituição, que tratam da diversidade sexual, nas áreas de Direito, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, entre outras.
 
 
ENDEREÇO
 
Espaço LGBT – João Pessoa (Unidade I)
Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia da Paraíba
 Rua Princesa Isabel, 164, Centro - João Pessoa – PB. E-mail: [email protected]
Fan Page: @EspacoLGBTSemdh. Fones: 83 3214 7188/ 9 9119 0157 (WhatsApp).


Com Assessoria