Prefeitura de Conde inscreve até sexta para seleção com 60 vagas de alfabetizador e bolsa de R$ 600

Os alfabetizadores do programa 'Agora Vai!' realizarão o trabalho de alfabetização em turmas com no máximo 25 alunos, com carga horária total de 192 horas/aulas

Foto: Pixabay/Imagem Ilustrativa
Por Ângela Duarte há 4 meses

Fonte: ClickPB

Termina na próxima sexta-feira (10) o prazo de inscrições para processo seletivo com 60 vagas para alfabetizadores voluntários na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Conde. Os aprovados receberão bolsa auxílio de R$ 600.

Os convocados trabalharão no 'Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos de Conde - Agora Vai!' nas zonas rural e urbana. As inscrições foram abertas no dia 29 de abril. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas para a zona urbana e 20 para a zona rural.

Os alfabetizadores do programa 'Agora Vai!' realizarão o trabalho de alfabetização em turmas com no máximo 25 alunos, com carga horária total de 192 horas/aulas, correspondente aos seis meses de duração do programa que deve ter no mínimo oito horas semanais, distribuídas em até quatro dias.

Confira o edital e as fichas de inscriçãoe na Edição nº 1507 do Diário Oficial.

Segundo a Prefeitura de Conde, o principal objetivo do processo é garantir o atendimento às demandas de alfabetização da população jovem, adulta e idosa de Conde, por meio do 'Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos de Conde - Agora Vai!'. A idade mínima para ser aluno do programa é de 15 anos.

Podem participar das aulas as pessoas comprovadamente não alfabetizadas, que nunca frequentaram nenhum ciclo regular do ensino fundamental, nos anos iniciais, na Educação de Jovens e Adultos ou em programas e projetos afins.

Para concorrer à vaga de alfabetizador, o candidato deverá comparecer à Coordenação Geral do programa, localizada na Rodovia dos Tabajaras, PB-018, Km 3,1 (na Sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes), s/n, Centro de Conde, das 8h às 14h.

No ato da inscrição, o interessado deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade, comprovante de vínculo funcional com a rede pública municipal ou estadual de Educação ou com a rede privada de ensino se for o caso, comprovante de experiências como docente, comprovante (s) de participação em cursos, minicursos, conferências e oficinas na área de Educação de Jovens e Adultos e/ou em alfabetização, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas e possuir conta corrente ativa no Banco no Brasil.

No momento da inscrição, o candidato preencherá a ficha de inscrição. Para participar do processo, é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter nacionalidade brasileira, ter experiência anterior em educação de Jovens e Adultos e ser Graduado nas áreas de Pedagogia, Pedagogia do Campo e/ou Letras-Língua Portuguesa ou ser estudante universitário e estar cursando, no mínimo, o 4º (quarto) semestre da Licenciatura em Pedagogia ou Pedagogia do Campo ou Letras-Língua Portuguesa.

A seleção acontecerá em três etapas, sendo a primeira, de caráter eliminatório, a partir de uma prova de redação, de forma dissertativa, com no mínimo 25 e, no máximo, 30 linhas, com temas voltados a conhecimentos gerais, educação ou de métodos de alfabetização. A segunda etapa, de caráter classificatório, somente para os candidatos aprovados na prova de redação, a partir da análise da formação e experiência profissional dos candidatos, comprovada mediante "Curriculum Vitae", e a terceira, também de caráter classificatório, a partir da realização de uma entrevista oral com os classificados nas primeira e segunda etapas.

A prova de redação será realizada no dia 16 de maio, das 8h às 11h. Os locais onde as provas serão realizadas vão ser divulgados no site da Prefeitura de Conde, a partir do dia 13 de maio. As provas de redação serão aplicadas nas escolas da rede municipal de ensino de Conde. Após a redação e avaliação dos títulos e experiências, a lista de convocados para a terceira e última etapa será divulgada no dia 20 de maio. As entrevistas serão realizadas nos dias 22 e 23 de maio.

O resultado final será divulgado no site da Prefeitura de Conde no dia 28 de maio. No período de 31 de maio a 2 de junho acontecerá o Curso de Formação Inicial para os Alfabetizadores Voluntários. As aulas do programa 'Agora Vai!' tem previsão de início no dia 10 de junho.