Fundação Casa de José Américo participa da Semana Nacional de Arquivos

Evento contará com debates, visitas, e o lançamento do Inventário do Arquivo Ricardo Vieira Coutinho

Por Ângela Duarte há 5 meses

A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, integra a programação da 3ª Semana Nacional de Arquivos, a partir da próxima quarta-feira (5), às 8h30, com a realização do debate “Desenhando Arquivos Privados de Interesse Público e Social”, coordenado pela presidente da FCJA, professora Viviane Vieira Coutinho; diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA, professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e a professora Laura Helena Baracuhy Amorim, da GEARQ – Grupo de Estudos Arquivísticos.

 
Às10h30, a programação prossegue com o lançamento do Inventário do Arquivo Ricardo Vieira Coutinho, com apresentação da professora Irene Rodrigues da Silva Fernandes, da GEARQ – Grupo de Estudos Arquivísticos.
 
Ainda como parte da programação na Fundação Casa de José Américo, haverá visita mediada, às 8h30, da terça e quinta, em diversas unidades culturais da FCJA: Arquivo dos Governadores, Memorial Ricardo Vieira Coutinho e Museu Casa de José Américo, para escolas públicas estaduais.


Semana Nacional

A Semana Nacional de Arquivos (SNA) é uma ação de difusão dos arquivos brasileiros promovida pelo Arquivo Nacional (AN), órgão integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), subordinada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. 

 
A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.
 
De acordo com a proposta do Grupo de Estudos Arquivísticos, os eventos alusivos à Semana Nacional de Arquivos da Paraíba serão direcionados aos responsáveis pelos acervos arquivísticos nas instituições públicas e empresas privadas, visando dar visibilidade ao arquivo que vem sendo desenhado como instrumento de garantia da transparência dos atos públicos e exercício da cidadania.
 
Este evento celebra o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, e será realizado em João Pessoa no período de 3 a 7. Várias instituições realizarão atividades para discutir a temática, contudo vale destacar que o ponto central será a disseminação da Lei Estadual nº 11.263/2018 que criou o Arquivo Público do Estado da Paraíba, em processo de implantação.
 
Mais informações e inscrições: https://bit.ly/2Xb2RZg.

Com Assessoria