Artistas e memes reagem a ministra que disse: 'menino de azul e menina de rosa'

Pastora vira piada na internet, após declaração

Por Iracema Almeida há 10 meses

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro (PSL), afirmando que "menino veste azul e menina veste rosa". Aplaudida por apoiadores, ela diz ainda que o país vive uma "nova era".

Damares reagiu à publicação e, à reportagem, disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a "ideologia de gênero", referindo-se à sexualidade das crianças. "Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores."

O vídeo, segundo a assessoria de comunicação de Damares Alves, foi gravado logo após o fim de seu discurso de posse, realizado nessa quarta-feira, 2, em Brasília (DF). Damares recebia um grupo de apoiadores em uma sala no ministério. Ela pede atenção do grupo que a acompanha e diz a frase. Após aplausos e gritos de apoio, a ministra repete: "Atenção, atenção. É uma nova era no Brasil. Menino veste azul e menina veste rosa".

Além de ser compartilhado nas redes sociais, o vídeo foi divulgado em uma página do Twitter que se intitula apoiadora da ministra.

Em sua fala durante a posse, Damares reafirmou que pretende acabar com o "abuso da doutrinação ideológica de crianças e adolescentes no Brasil" e que "a revolução está apenas começando".

A ministra afirmou que seu governo vai se voltar para políticas públicas "que priorizem a vida desde a concepção", ou seja, desde a fecundação do óvulo, deixando clara a sua posição contra o aborto. "No que depender do governo, sangue inocente não será derramado neste País. Este é o ministério da vida", disse, em seu discurso.

Damares tomou posse nesta quarta e declarou ainda que vai governar com "princípios cristãos", sempre priorizando a família "O Estado é laico, mas esta ministra é terrivelmente cristã", disse. "Acredito nos desígnios de Deus e propósitos de Deus."

Famosos A fala da ministra gerou muitas críticas. O cantor Caetano Veloso postou uma foto onde aparece de camiseta rosa com a frase: "proteja seus amigos". A cantora Alinne Rosa usou suas redes sociais nesta quinta-feira (3) para criticar uma fala da ministra. A baiana foi uma das que ironizou o comentário. Ela publicou uma imagem metade rosa, metade azul, e invertendo a frase dita por Damares. Na legenda, deu vazão a sua indignação: "Meninos de rosa. Meninas de azul. E os homofóbicos que tomem no.... Olha, acho q dá até uma musica isso...", escreveu.

Luciano Huck posou ao lado da esposa Angélica, que vestia uma camisa azul e enquanto ele uma rosa. “Rosa ou azul? Tanto faz”, legendou ele.

A atriz Fernanda Paes Leme, publicou em seu Instagram, uma foto onde está vestida de azul. “Meninas e Meninos se vestem como querem!”, garantiu. Alice Wegmann também se manifestou nas redes. "Quase 6 milhões de crianças sem pai no registro, quinta maior taxa de feminicídio do mundo, mais de 20 milhões de mulheres criando seus filhos sozinhas, violência doméstica, adultério, pai sem pagar pensão, criança morando na rua, e a ministra preocupada que menino tem que vestir azul e menina tem que vestir rosa", escreveu.

Mônica Iozzi também fez uma publicação no Insta vestindo a cor azul: “Vesti azul… Minha sorte então mudou…”, relatou.




Veja alguns dos memes: 




Correio 24 horas