Inscrições para o simpósio “Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?” encerram nesta quarta (3)

Evento é aberto ao público e ocorre na manhã da quinta-feira (11/4), no auditório do MPF em João Pessoa

Foto: ESMPU
Por Ângela Duarte há 7 meses

As inscrições gratuitas para o simpósio “Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?" podem ser feitas até as 12h desta quarta-feira (3) no link https://bit.ly/2FIwcE2. Antes de realizar a inscrição, é necessário fazer o cadastro no site ou efetuar login, no caso de já possuir cadastro.

O simpósio, que faz parte do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil", ocorrerá na quinta-feira (11), no auditório do Ministério Público Federal em João Pessoa (Av. Epitácio Pessoa, 1800, Expedicionários). O evento, que tem por objetivo fomentar a discussão em torno da necessidade de se estabelecer uma política de integração para refugiados e migrantes no estado, será realizado no turno da manhã, a partir das 8h30.

Podem participar integrantes de comitês de refugiados e migrantes, comitês de acolhida, grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos e organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes e jornalistas.

O evento contará com duas mesas de discussão. A primeira abordará o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio, abordando aspectos históricos, do direito do trabalho e da gestão migratória em âmbito local. No segundo momento, serão apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados, com destaque para informações sobre os fluxos migratórios, o Estado e as experiências da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano, da Universidade Estadual da Paraíba e da Coordenação Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes.

Oficinas - Além do simpósio, serão realizadas entre 10 e 12 de abril as oficinas “Nova Lei de Migração, Lei do refúgio, Direitos e Acesso à Justiça”, “Gestão Migratória em Nível Local”, “Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”, “Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro?” e “Migração e Integração Local”.

O projeto também contempla a oficina “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes”, direcionada a jornalistas, assessores de imprensa e blogueiros, e a oficina “Media Training” voltada exclusivamente para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes.

Para a organização das atividades em João Pessoa, a Rede conta com a parceria do Ministério Público Federal na Paraíba, do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, da Defensoria Pública da União na Paraíba, de instituições públicas locais envolvidas no processo de atenção ao refugiado ou migrante e de organizações não governamentais locais envolvidas no processo de atenção ao refugiado e migrante.

Saiba mais sobre o projeto em http://escola.mpu.mp.br/h/rede


Com Assessoria