(áudio) Presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil convoca greve geral

Articulação prevê paralisação de até 1 mês (ouça)

Por Adna Melo há 5 meses

Áudio supostamente atribuído ao presidente do Sindicato dos Caminhoneiros do Brasil convoca greve geral no país. A sonora avisa que os brasileiros devem se previnir, avisando familiares e amigos que devem abastecer os carros e a dispensa, porque a paralisação está sendo articulada para durar pelo menos 1 mês. O (suposto) presidente notifica que a paralisação vai ter início em Cascavel-PR, no Trevo Cataratas, maior acesso de distribuição para o Porto de Paranaguá. 

"Começa em Cascavel. Vocês da região vão se prevenindo e vão nos apoiando, porque chega de palhaçada neste país. Greve já! A guerra está começando. Greve já", convoca. Confira no áudio acima.

Em outro áudio, cuja autoria é atribuída a um dos caminhoneiros parados em Suape, a sonora afirma que a dimensão do problema é maior do que o que está sendo noticiado. "Pra vcs terem ideia da dimensão da situação, já teve gente do aeroporto do Recife que já esteve aqui em Suape, tentando negociar pra o carregamento de jet, que é o combustível de avião. Lá no aeroporto de Recife já está zerando e o aeroporto de João Pessoa já parou. E não teve negociação. Então, pra postos de gasolina também não haverá negociação. O negócio está tão bem organizado lá dentro de Suape que tem vários donos de transportadora e postos de gasolina que também não estão ganhando com esse aumento da gasolina, (sic) que eles estão apoiando: estão levando lanche, água mineral, enfim, o negócio está organizado. É paralisação pra 15 dias, 20 dias. 1 mês se possível", adverte.

Amanhã os ônibus de Cabo, no Recife, vai parar de circular por causa da falta de combustível. "Quem puder se prevenir com gás de cozinha e combustível, pode se prevenir. Fale pra parentes e amigos", diz a sonora.