Brasil ganha novos bilionários: veja quem são os 20 mais ricos

Luciano Hang, Joesley e Wesley Batista estreiam na lista da Forbes, que tem 58 brasileiros com fortuna de 179,7 bilhões de dólares

Foto: Germano Lüders/EXAME
Por Ângela Duarte há 6 meses

O Brasil ganhou 16 novos bilionários, depois de melhora na economia e da abertura de capital de algumas companhias. Segundo o ranking anual da Forbes, o país tem 58 bilionários,  cuja fortuna somou 179,7 bilhões de dólares. No ano passado, eram 42 pessoas com mais de 1 bilhão de dólares no bolso.

Um estreante na lista é Luciano Hang, empresário da loja de departamentos Havan e com fortuna de 2,2 bilhões de dólares. Ele ganhou as manchetes no ano passado, por apoiar publicamente o então deputado e candidato Jair Bolsonaro. O empresário gerou polêmicas ao fazer campanha política entre seus funcionários.

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, também entraram para a lista da Forbes neste ano. Cada um possui 1,3 bilhão de dólares. As ações da fabricante de alimentos se valorizaram quase 40% no ano passado, por conta do aumento da demanda por carne bovina na China e nos Estados Unidos.

Outro exemplo é Luiza Helena Trajano, acionista majoritária da varejista Magazine Luiza. A empresa investe em inovação, aposta no comércio eletrônico e quer criar um superaplicativo aos moldes da chinesa WeChat.

Samuel Barata também chegou esse ano ao ranking. Com 1,2 bilhão de dólares, é acionista majoritário da Drogarias DPSP, segunda maior rede de farmácias do Brasil. O segmento de farmácias é um dos poucos que continuou a crescer durante a recessão econômica.

O posto de maior bilionário do país também mudou. Ocupada desde 2013 por Jorge Paulo Lemann, com uma fortuna de 22,4 bilhões de dólares, a posição de liderança passou para Joseph Safra, maior banqueiro do mundo e proprietário do banco que leva seu nome, com uma fortuna de 25,2 bilhões de dólares.

Ao todo, a Forbes mapeou 2.153 bilionários, 55 menos do que a lista anterior. Deles, 994 (46%) têm menos dinheiro do que o registrado no ano passado, um recorde. Juntos, eles têm um patrimônio de 8,7 trilhões de dólares. Jeff Bezos, CEO da Amazon, lidera novamente a lista dos mais ricos da Forbes.

Fonte: Exame