​Especialista em resgate de tragédias faz palestra sobre Brumadinho em Campina Grande

Evento será realizado amanhã no Teatro Facisa, com inscrições gratuitas; Adgildo dos Santos participou das operações de resgate em Brumadinho e vai compartilhar sua experiência

Foto: Divulgação/Unifacisa
Por Ângela Duarte há 8 meses

O especialista e participante nas operações de resgate das vítimas da tragédia em Brumadinho (MG), Adgildo dos Santos Pereira, vai apresentar, amanhã (8), a palestra “Brumadinho: Experiências e lições aprendidas após a tragédia”, das 16 às 18 horas, no Teatro Facisa. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser realizadas neste link.

Adgildo é fisioterapeuta, instrutor e coordenador do treinamento de habilidades para estabilização, imobilização e transporte de vítimas com equipamento adequado para as equipes de busca, salvamento e resgate. Ele pessoalmente participou da operação de resgate montada na cidade de Brumadinho.

“Em casos de catástrofes como essas, as universidades devem estar envolvidas e disponibilizando seus alunos para darem assistência. Desde o apoio psicológico, nutricional, mas também com o pronto-socorro. Por mais que tenhamos homens treinados do Corpo de Bombeiros, essa ajuda é necessária. Queremos levar para os estudantes da área da saúde essa vivência e despertar esse interesse neles. As pessoas querem ajudar, mas muitas vezes não sabem como”, afirma o professor.

Além de Adgildo, outros dois professores da Unifacisa foram convidados para enriquecer o debate: o professor e coordenador do curso da Pós-graduação de Enfermagem em Urgência, Emergência e UTI, professor Josivan Soares Alves Júnior, que falará sobre o papel da enfermagem no resgate de múltiplas vítimas em casos de catástrofes, e o professor de psicologia Adriano Barros, que abordará o impacto psicológico nos profissionais que lidam diretamente com as tragédias, bem como a população envolvida.


Com assessoria