Estudante da UFPB é eleita vice-presidente da UNE

Élida Elena, estudante de História da UFPB, é a nova vice-presidenta da UNE. Eleições ocorreram no CONUNE que aconteceu de 10 a 14 de julho e teve Iago Montalvão/Élida Elena à frente da chapa vencedora, com 70,92% dos votos

(Foto: CUCA UNE)
Por Ângela Duarte há 2 meses

Por: ClickPB

A estudante paraibana Élida Elena é a nova vice-presidente da União Nacional de Estudantes. A eleição ocorreu no 57º congresso da UNE (Conune), que aconteceu em Brasília, e teve Iago Montalvão ela à frente da chapa vencedora com 70,92% dos votos. 

A gestão, que fica na direção da entidade por dois anos, é eleita de forma proporcional, através do voto dos delegados eleitos nas instituições de ensino superior. Cerca de 15 mil estudantes participaram de debates, oficinas, reuniões e plenárias no Congresso da UNE deste ano.

Outras pautas debatidas durante o evento foi a convocação de novos protestos contra os cortes orçamentários realizados pelo governo Bolsonaro na Educação para o dia 13 de agosto. 

A estudante participou de um protesto no MEC na última terça-feira (16) e  se deparou com confrontos policiais em frente ao Ministério da Educação. Segundo ela, os estudantes que permaneceram após o Congresso da UNE, em Brasília, foram até o MEC para protestar contra  o novo projeto de Bolsonaro para a educação, chamado Future-se. 

A estudante Élida Elena é do Movimento Levante Popular da Juventude, organização nacional que existe desde 2012, no qual milita já há seis anos. Ela conta que já era da executiva da UNE e que também já foi do DCE da UFPB.