Ex-reitor da UFPB Antônio Sobrinho morre em João Pessoa

Antônio Sobrinho nasceu em Cajazeiras e foi professor, pró-reitor administrativo, vice-reitor e reitor da UFPB.

Foto: Divulgação
Por Ângela Duarte há 1 mês

G1

O ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Antônio de Souza Sobrinho morreu nesta quinta-feira (8), em João Pessoa. Nascido em Cajazeiras, ele morreu, aos 79 anos, devido a problemas pulmonares.

O velório do professor acontece a partir das 16h desta quinta-feira (8), no Parque das Acácias. O sepultamento deve ocorrer às 10h no mesmo local, na sexta-feira (9).

Antônio Sobrinho nasceu em Cajazeiras, em 26 de agosto de 1939. Foi seminarista no Arquidiocesano de João Pessoa e após concluir o ensino médio mudou-se para Roma, onde estudou graduação e mestrado em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ordenou-se padre, voltou a Paraíba e foi vigário em Ibiara e São José de Piranhas, Sertão do estado.

Pediu licença da Igreja após conhecer sua esposa, com quem teve três filhas. Tornou-se professor em Cajazeiras e em 1973 assumiu o cargo de professor titular de Sociologia da UFPB. Foi chefe do Departamento de Ciências Sociais (1973), diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (1975-1976), pró-reitor para Assuntos Comunitários (1980), pró-reitor Administrativo (1984), vice-reitor (1985) e reitor (1988 - 1992). Em 1992, ingressou na Academia Paraibana de Letras. Atualmente, exercia cargo de diretor geral da Universidade Aberta Vida - UNAVIDA e era professor do IESP Faculdades.