Fórum Estadual de Combate à Corrupção promove Concurso de Desenho e Redação

Concurso é para alunos das escolas públicas e privadas, do 1º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, além do EJA

Por Ângela Duarte há 4 meses

O Fórum Estadual de Combate à Corrupção (FOCCO-PB) está promovendo, na paraíba, o 11º Concurso de Desenho e Redação realizado em nível nacional pela Controladoria-Geral da União. O objetivo é que escolas públicas e privadas inscrevam seus alunos, que estarão automaticamente participando da etapa estadual, cujo tema é “Faça o que é certo ainda que ninguém veja”. As inscrições devem ser feitas pelas escolas até 23 de agosto no endereço eletrônico  https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/desenho-redacao.

De acordo com o edital, o tema e as regras da etapa estadual são os mesmos do concurso nacional. Alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental irão concorrer através de desenhos. Já os estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º do médio e os de Educação de Jovens e Adultos (EJA) irão concorrer com redações. Na etapa estadual, serão premiados 13 vencedores (um de cada ano), elencados em categorias. Na etapa nacional, há uma 14ª categoria: Escola-Cidadã, que vai premiar o melhor trabalho do tipo “Plano de Mobilização”.

Segundo o coordenador do Focco-PB, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, o concurso nacional receberá trabalhos até o dia 23 de agosto e o resultado com a publicação dos nomes dos vencedores será divulgado em dezembro. Após essa etapa, haverá o recorte dos inscritos da Paraíba para o julgamento dos vencedores da etapa estadual. Se houver vencedor paraibano na etapa nacional, ele estará, automaticamente, entre os 13 premiados na etapa estadual, um de cada série.

Os estudantes do ensino fundamental que obtiverem os melhores resultados receberão tablets. Já os alunos do ensino médio e do EJA serão premiados com um curso de português do Centro Zarinha, parceiro do evento. A premiação da etapa estadual deverá ser feita até fevereiro do próximo ano. 

Com Assessoria