​ Gira Mundo Estudantes realiza provas de proficiência em Inglês e Espanhol

Programa já contemplou 350 estudantes da Rede Estadual de Educação

Foto: Divulgação
Por Ângela Duarte há 3 meses

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia realiza nesta quinta (23) e sexta-feira (24) as provas de proficiência para o Programa Gira Mundo Estudantes. As provas estão sendo aplicadas para 3.500 estudantes nas 14 Gerências Regionais de Educação.

Para as 280 vagas para o Canadá, Argentina, Espanha, Chile e Colômbia, voltadas para alunos da 2ª série do Ensino Médio, foi aplicada nesta quinta-feira pela manhã a prova de Língua Inglesa, e na sexta-feira pela manhã será a de Língua Espanhola. Para o edital com 20 vagas para o Reino Unido para alunos no Ensino Técnico, a prova de Língua Inglesa foi aplicada nesta quinta-feira à tarde.

Esta é a segunda etapa do processo realizada pelos alunos da Rede Estadual com o objetivo de participar do programa de intercâmbio, concorrendo as 300 vagas ofertadas em 2019. O resultado das provas de proficiência será divulgado no dia 14 de junho. Os candidatos classificados seguirão para a última etapa: a entrevista social, que vai acontecer de 17 a 21 de junho.

Intercâmbio 

Os estudantes selecionados para o Canadá, Argentina, Espanha, Chile e Colômbia cursarão no país de destino o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de cinco meses, em escolas de nível médio, com data de embarque previsto para o segundo semestre 2019. Receberão bolsas de manutenção no valor total de R$ 4.500,00, além de seguro de saúde durante o período que estiver residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista. No Reino Unido, os alunos cursarão o correspondente a 14 semanas no Bournemouth & Poole College, na Inglaterra.

O Programa 

 Com início em 2016, o programa já contemplou 350 estudantes da Rede Estadual de Educação, sendo 150 para o Canadá, 75 para a Espanha, 50 para Portugal e 25 para a Argentina, um investimento de mais de R$ 11 milhões.


Com Assessoria