João Pessoa sediará evento sobre refugiados e migrantes

o projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" contará com 7 oficinas

Foto: Divulgação
Por Ângela Duarte há 7 meses

João Pessoa receberá, de 10 a 12 de abril, o projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil". Durante três dias, no auditório do Ministério Público Federal (Av. Epitácio Pessoa, 1800), serão realizadas sete oficinas e um simpósio para discutir sobre a necessidade de se estabelecer uma política local de integração para refugiados e migrantes. 

Estão convidados para participar: integrantes de comitês de refugiados e migrantes, comitês de acolhida, grupos de trabalho sobre empregabilidade, gestores e equipes de abrigos, servidores públicos e organizações da sociedade civil envolvidas com a temática, estudantes e jornalistas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 03 de abril, pelo link “Inscrição e Resultados”, no endereço escola.mpu.mp.br 

Simpósio 

O Simpósio “Refugiados e Migrantes na Paraíba: Como Acolher e Integrar?" ocorre na manhã do dia 11 de abril e contará com duas mesas de discussão. A primeira abordará o contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio, abordando aspectos históricos, do direito do trabalho e da gestão migratória em âmbito local. No segundo momento, serão apresentadas experiências locais de atenção a migrantes e refugiados, com destaque para informações sobre os fluxos migratórios, o Estado e as experiências da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Humano, da Universidade Estadual da Paraíba, e da Coordenação Nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes. 

Para saber mais, acesse o edital e a programação completa do simpósio. 

Oficinas

As sete oficinas do projeto "Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil" serão realizadas entre 10 e 12 de abril.  Cinco das oficinas estão liberadas ao público, que poderão se inscrever em quantas quiseres, desde que não ocorram no mesmo horário, são elas: “Nova Lei de Migração, Lei do Refúgio, Direitos e Acesso à Justiça”, “Gestão Migratória em Nível Local”, “Direitos Laborais, Migração e Prevenção ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas”, “Gênero, Direitos Humanos, Migração e Rede de Proteção - Onde eu me insiro?” e “Migração e Integração Local”. 

A oficina “Media Training” é voltada exclusivamente para porta-vozes das instituições ou entidades envolvidas no acolhimento e integração de refugiados e migrantes. Já a de “Imprensa no Combate à Xenofobia contra Refugiados e Migrantes” é direcionada a jornalistas, assessores de imprensa e blogueiros. 

Para mais informações, acesse o edital e a programação completa das oficinas. 

Saiba mais sobre o projeto em escola.mpu.mp.br/h/rede


Com Assessoria