Paraíba sedia workshop Brasil e União Europeia sobre Pesquisa e Inovação

O evento acontecerá no Salão Tambaú do Atlântico Praia Hotel, em João Pessoa

Foto: Reprodução
Por Ângela Duarte há 5 meses

O Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) realizam, no próximo dia 5 de junho, uma sessão informativa sobre as oportunidades de parcerias internacionais em pesquisa e inovação com a União Europeia, destinada às Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, pesquisadores e demais interessados. O evento acontecerá no Salão Tambaú do Atlântico Praia Hotel, em João Pessoa.

O objetivo do seminário é fortalecer a cooperação entre pesquisadores do Brasil e da União Europeia e Países Associados, assim como de organizações europeias e brasileiras, em ações conjuntas de Pesquisa e Inovação. De acordo com a programação, o evento terá início às 14 h, com as presenças do vice-presidente do Confap, Fábio Guedes; do secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado, e do presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa. O primeiro tema a ser debatido será Cooperação entre Brasil e União Europeia no contexto do Horizonte 2020 e linhas gerais do próximo programa Horizonte Europa, com Laura Maragna, da Seção de Ciência, Tecnologia e Inovação, Delegação da União Europeia no Brasil.

Em seguida, serão passadas orientações práticas sobre participação e oportunidades, por Elisa Natola, assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa/Confap, que falará sobre Enrich in Brazil - European Network of Research and Innovation Centres and Hubs, Brazil. A programação segue com H2020 – Programas de fomento à mobilidade, por Marie Skłodowska-Curie Actions – MSCA: oportunidades de fomento da mobilidade com a União Europeia, e Elisa Natola, que falará sobre Ponto focal MSCA para o Brasil e Euraxess – Informações e apoio aos pesquisadores brasileiros interessados em oportunidades na Europa.

Outras oportunidades de cooperação internacional serão discutidas, tais como Cooperação com o British Council, UK Academies, Research Councils UK, Fundo Newton e oportunidades junto com a Fundação Bill & Melinda Gates, por Flavia Cerqueira, assessora para Cooperação Internacional/Confap e Cooperação com as Joint Programming Inititatives (JPIs) e outras parcerias bilateriais/multilaterais, por Elisa Natola.

As inscrições podem ser realizadas no link https://bit.ly/2Vi7vms. Mais informações no telefone (83) 99921 4205.


Com Assessoria