Projeto Eu Consigo chega ao Parque da Lagoa, em João Pessoa

Evento itinerante têm como objetivo incentivar meninas a seguirem carreiras "de meninos"

Foto: Divulgação
Por Ângela Duarte há 6 meses

A partir desta segunda-feira (20), até a próxima quinta-feira (23), o Parque da Lagoa estará recebendo o projeto "Eu Consigo", um evento itinerante que trás, através de carretas, cinema, teatro e outras atividades que apresentam uma nova visão de mundo para as meninas - mostrando que elas têm a capacidade de seguir carreiras consideradas "masculinas". Serão 4 sessões diárias e a participação é gratuita. A inscrição pode ser feita no local, antes de cada apresentação. As atividades são voltadas para crianças de 6 a 10 anos, e os meninos também podem participar, para que eles também acreditem que as meninas podem ser o que quiserem.

As atividades vão abordar questões sobre a igualdade de gênero, visando quebrar os estereótipos existentes na tecnologia e incentivar as crianças a acreditarem que não há profissão de menino e profissão de menina, mas que todos são igualmente capazes. O "Eu Consigo" traz ainda iniciativas para dialogar com pais, mães e professores sobre a importância de incentivar e ensinar Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para as meninas. Para os educadores, será disponibilizado um material exclusivo com mais de 20 tutoriais online contendo atividades simples e didáticas com temas como resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, que podem ser aplicadas para turmas do 2 ao 5 ano.

"É sabido que, entre o ensino fundamental e o ensino médio, a autoestima das meninas sofre uma queda três vezes maior do que a dos meninos. Isso afeta, em cheio, a escolha da carreira a ser seguida", explica Deborah De Mari, fundadora do Força Meninas, organização parceira do projeto. "O que esperamos, com o Eu Consigo, é inspirar essas crianças a sonhar alto e dar ferramentas a elas para que sejam capazes de defender suas escolhas no futuro, sejam elas quais forem."

Com Assessoria