UFPB oferta mais de 100 vagas de mobilidade internacional para estudantes

Oportunidades são para 47 instituições da América Latina, Europa e África. Inscrições seguem até 25 de março

Foto: Krystine Carneiro/G1/Arquivo
Por Ângela Duarte há 7 meses

Mais de 100 vagas para estudantes que desejam estudar fora do país estão sendo ofertadas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Mobilidade Internacional (Promob) 2019. As oportunidades são para 47 instituições da América Latina, Europa e África, em várias áreas do conhecimento, durante um ou dois semestres.

De acordo com o Edital, as inscrições seguem até 25 de março. Para efetivá-la, os interessados precisam solicitar abertura de processo eletrônico na coordenação do curso no qual está matriculado, com documentação exigida em anexo. As inscrições homologadas serão divulgadas até 29 de março, no site da ACI.

Poderá participar da seleção estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFPB; possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 e, na data da inscrição, tiver integralizado o mínimo de 40% e o máximo de 80% da carga horária total estabelecida para a conclusão de curso.

Classificação dos candidatos

A classificação dos candidatos obedecerá à ordem decrescente do CRA e a maior quantidade de créditos integralizados referentes às disciplinas obrigatórias presentes nos currículos dos cursos.

Os candidatos cujas inscrições forem homologadas deverão apresentar os documentos complementares exigidos pela universidade de destino, no período de candidatura informado no site da instituição estrangeira. É necessário aguardar contato da ACI por e-mail para enviar a candidatura.

Somente será considerado selecionado após a confirmação da emissão da carta de aceitação pela universidade acolhedora, sendo facultada à mesma, a partir dos seus próprios critérios acadêmicos e institucionais, a decisão de receber o aluno indicado pela UFPB.

No momento em que o candidato for encaminhar a documentação exigida pela universidade acolhedora, deverá assinar Termo de Compromisso junto à ACI. Aqueles que se candidatarem a universidades que exijam comprovação de proficiência em língua estrangeira terão a responsabilidade de apresentar a documentação referida.

Teste de proficiência

A ACI informa que o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB aplicará teste de proficiência para o idioma espanhol no dia 9 de abril, às 9h, e para francês, em 10 de abril, também às 9h, em local a ser divulgado no mural de notícias do departamento e no site da ACI.

A aceitação do documento expedido pelo DLEM fica a critério da universidade de acolhimento. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3216.7156.

Fonte: G1