Atenção: Maranhão e Azevedo lideram buscas no Google; Lucélio vem em seguida

Volume de buscas no gigante digital é um termômetro do alcance e da visibilidade de um candidato.

Por Ytalo Kubitschek há 11 meses

Quando você quer informações sobre algum tema, você faz uma busca na internet, correto? Shows, biografias, notícias. Tudo está no Google. 

O mesmo ocorre com a política. 

Quando a curiosidade do eleitor é aguçada por uma matéria, propaganda ou evento, é natural que ocorra um aumento no volume de buscas no Google por um político ou candidato.

Quanto maior a visibilidade, maior o potencial eleitoral. E maior o volume de buscas online sobre o político. 

Mas como medir esse interesse da população pelo candidato? 

O analista de sistemas, Jonathan Veras, da empresa de softwares BRZ, explica que 97% das buscas brasileiras são feitas através do Google. O gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar temas populares na rede, o Google Trends.

Na Paraíba, o postulante ao governo que lidera o número de buscas é o senador José Maranhão (MDB). 

Na vice-liderança aparece o engenheiro João Azevedo (PSB)

O dado mais surpreendente é que nos últimos 90 dias os demais candidatos em potencial, incluindo o farmacêutico Lucélio Cartaxo (PV) e a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), não geraram interesse dos usuários. As buscas têm sido irrisórias. 

Como mostra o gráfico abaixo: 

Conforme explica Jonathan Veras, o volume de buscas sempre está relacionado com os candidatos vitoriosos. Alguns exemplos como o das eleições nos Estados Unidos entre Donald Trump (REP) e Hillary Clinton (DEM) em 2016 comprovam a eficiência do aferidor. 

Outros exemplos clássicos da eficiência do Google serão apresentados a seguir.

Barack Obama (DEM) e John Mccain (REP) em 2008:

Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede) em 2014:

As eleições municipais de 2016 foram o maior teste de uma ideia que cresceu junto com o vasto banco de dados do Google sobre as pesquisas de seus usuários: o gigante das buscas pode prever o resultado das eleições com mais precisão do que as pesquisas. 

A noção repousa na ideia de que: o que buscam os eleitores é um indicador mais claro de suas intenções do que o que eles podem dizer aos pesquisadores quando forem perguntados.

É importante salientar que o Google não fornece o volume absoluto de pesquisas, mas uma estimativa que varia em uma escala de 0 a 100.

Comparação entre políticos

Outra excelente funcionalidade é a comparação de volume de buscas por um político. Assim é possível comparar o desempenho do candidato com os seus adversários. 

Na imagem abaixo, inserimos no Trends o nome de três presidenciáveis do campo considerado como "direita". Geraldo Alckmin (PSDB), João Dória (PSDB) e Jair Bolsonaro disputam a mesma fatia do eleitorado. Podemos observar como as buscas por Bolsonaro são mais frequentes do que seus pares. Esse resultado é condizente com as últimas pesquisas que colocam o ex-militar à frente dos dois postulantes do PSDB. Como aponta o gráfico abaixo:


Ytalo Kubitschek