Jogos Indígenas da Paraíba acontecem até o próximo domingo

Evento acontece na aldeia Jacaré de César, em Marcação

Foto: Divulgação
Por Ângela Duarte há 6 meses

Os Jogos Indígenas da Paraíba foram iniciados nesta quarta (24), por meio de uma solenidade. O evento ocorre na aldeia Jacaré de César, no município de Marcação, e as disputas acontecem até o próximo domingo (28). Ao todo, são mais de 1400 índios de 33 tribos do Estado.


Os participantes disputam o pódio nas seguintes modalidades: Futebol, futsal, cabo de guerra, canoagem, mini-maratona e corrida do tóra. Realizado sempre no mês de abril, em homenagem ao dia do índio (comemorado no dia 19), os Jogos alternam a sede a cada ano.

"Em cada edição é alternada a sede, ou seja, há um revezamento entre as três cidades para sediar os Jogos. E este ano está sendo em Jacaré de César, que está localizada em Marcação", explicou o coordenador do evento, o professor José Hugo.

A abertura contou com apresentações culturais, acendimento da tocha, desfile das aldeias potiguaras participantes e dança do toré (típica indígena). Algumas autoridades compareceram, a exemplo do secretário de juventude, esportes e lazer, Hervázio Bezerra, e representantes das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. 

Com Assessoria