Estudantes de gastronomia vivem expectativa para o 'Degustando o Brasil 2019', em João Pessoa

Festival gastronômico acontece em João Pessoa, de 11 a 14 de abril

Foto: Daynara Cordeiro/Arquivo Pessoal
Por Ângela Duarte há 7 meses

O festival Degustando o Brasil, destinado aos amantes da gastronomia, contará com a presença de estudantes da área, em 2019. Foram recebidas 2400 inscrições para as aulas gratuitas do evento, que acontecem do dia 11 a 14 de abril, no Manaíra Shopping, em João Pessoa.

O evento está na quinta edição e será a primeira vez que a estudante de gastronomia, Daynara Cordeiro, de 19 anos, vai participar da experiência. Cursando o terceiro período na faculdade, ela afirma que o amor pela profissão vem da infância. “Ficava admirando minha mãe cozinhar e dizia sempre que seria chef de cozinha. Tanto é que tive a oportunidade de cursar turismo na federal e decidi não fazer e, agora faço o curso dos sonhos”, relata.

Daynara conta que está animada para assistir a aula que será ministrada por uma chef que é referência para ela: Danielle Dahoui. “Conheci o trabalho dela quando eu fazia o ensino fundamental [...] vi ela no Cozinha Sob Pressão, e a forma dela conduzir o programa, a postura dela, me deixou encantada e com mais vontade de ser assim, ter essa capacidade”, contou a estudante.

Já a estudante Roberta Sabino, garantiu a inscrição para os dois primeiros dias do festival. Para a futura chef de cozinha, o evento traz a oportunidade de se aprimorar mais na área. “Quero conhecer e aprender o que ainda não sei”, conta a aluna que já está no último período do curso.

Segundo Roberta, o amor pela gastronomia cresceu quando ela começou a trabalhar na área e, afirma que cozinhar é muito mais do que ir para cozinha. “É preciso conhecimento, técnicas, habilidades e acima de tudo amor pelo trabalho”, ressalta. Ao G1, Roberta conta que conhece o trabalho da chef Luby Baltar - que faz parte da programação do evento - mas tem “muita curiosidade de conhecer os demais”.

Do outro lado, Gabriely Araújo terá a oportunidade de colocar a “mão na massa”, literalmente. A estudante irá trabalhar ao lado do chef Marcílio, auxiliando na preparação dos pratos, além de ser a “mise en place”- que tem a função de deixar todos ingredientes e elementos da receita prontos, para a execução das receitas - dos outros cursos.

Para Gabriely, a experiência de estar do outro lado traz a oportunidade de absorver, ainda mais, tudo das aulas, além de criar networking. A estudante cursa o terceiro período do curso de gastronomia e já estagia na área. Para ela os chefs Onildo Rocha, Jimmy McManis e Marcílio Cavalcante são referências para muitos alunos que conseguiram se inscrever para o festival.

O evento acontece em uma arena montada no Espaço Gourmet (2º piso), com uma programação de seis aulas por dia. As inscrições para as aulas foram esgotadas em menos de quatro horas, na última terça-feira (2). Nesta edição, o festival homenageia o estado do Maranhão.