Festival Degustando o Brasil 2019, na PB, homenageia o estado do Maranhão

Festival gastronômico acontece em João Pessoa, de 11 a 14 de abril

Foto: Meireles Júnior
Por Ângela Duarte há 7 meses

G1

O festival Degustando o Brasil 2019, que acontece de 11 a 14 de abril, no Manaíra Shopping, em João Pessoa, homenageia o estado do Maranhão na quinta edição. Participam do evento os chefs maranhenses Junior Ayoub, Warwick Trinta e Rafael Libério, além de chefs e cozinheiros de várias partes do Brasil.

Nas edições anteriores, o festival já homenageou a Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 2019, o evento gastronômico traz a culinária da terra do bumba meu boi, como referência. O Degustando o Brasil conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Maranhão (Sectur).

Para o chef maranhense Junior Ayoub, a homenagem ao estado é uma forma de divulgar uma série de iguarias do Maranhão, ainda desconhecidas no país, que permitem muita versatilidade em receitas. “É uma riqueza que não pode ficar entesourada na selva e em poder de poucos. Uma riqueza que vai ser dividida”, afirma o chef.

Junior realiza pesquisas para a exploração de novos ingredientes, no Maranhão, através do projeto Da Semente ao Sorriso, que tem o objetivo de criar rotas gastronômicas e ensinar a comunidade rural a transformar o produto e comercializá-lo da melhor forma, além de gerar renda e evitar o êxodo rural.

Segundo o chef, entre os estudos desenvolvidos, estão testes com o buriti, que já é conhecido da indústria de cosméticos, o murici, o babaçu e a castanha do maranhão, que foi utilizada para a criação de um chocolate. “Já chegamos a excelentes resultados de doces e molhos. Recentemente, levei os insumos para grandes chefs [...] Queremos ver o Maranhão conhecido no mundo pela sua gastronomia e por suas matérias-primas”, conclui Junior.

O festival que é destinado a profissionais, estudantes e amadores da gastronomia, acontece em uma arena montada no Espaço Gourmet (2° piso) do Shopping Manaíra, das 13h às 21h, e traz na programação seis aulas por dia. As inscrições para as aulas foram esgotadas em menos de quatro horas, na última terça-feira (2).