Paraibano disputa título mundial de melhor sushiman após vencer competição em Portugal

Maurilio Araujo venceu o 1º Sushi Cup Portugal 2019, em Portugal, e vai participar do World Sushi Cup 2019, no Japão

Foto: Maurilio Araujo/Arquivo Pessoal
Por Ângela Duarte há 5 meses

G1

O paraibano Maurilio Sousa de Araujo, 36 anos, venceu o 1º Sushi Cup Portugal 2019, em Lisboa, e vai representar o país de Portugal em evento internacional, que irá eleger o melhor sushiman do mundo, o World Sushi Cup 2019. A competição no país português, foi realizada dos últimos dias 24 a 26 e o campeonato mundial acontecerá no mês de agosto, no Japão.

O Sushi Cup Portugal é um concurso realizado para eleger o sushiman do ano que irá representar o país de Portugal no World Sushi Cup Japan. O objetivo do evento, segundo a organização, é incentivar e aprimorar o trabalhos dos sushimans, assim como valorizar o talento e a habilidade dos profissionais da culinária japonesa no país, através de um evento onde se demonstre aprendizagem, conhecimentos e progresso em benefício da gastronomia nacional, para elevar a qualidade da culinária Japonesa em Portugal.

O vencedor do concurso é natural da cidade de Sumé, no Cariri paraibano, mas há 15 anos mora na Europa, onde adquiriu dupla cidadania portuguesa. Ele contou que trabalha como sushiman desde 2000, quando se mudou para a cidade de São Paulo e começou a se envolver com a culinária japonesa. De acordo com ele, a longa experiência como sushiman o deixou confiante para participar da disputa.

A vocação para se tornar sushiman Maurilio conta que foi adquirida ao ver um tio dele trabalhar nessa área em um restaurante, quando se mudou de Sumé para São Paulo. “Eu era ajudante geral, fui trabalhar na cozinha e depois como sushiman, onde aprendi a arte do sushi com esse meu tio e desde então não parei mais, até que surgiu a oportunidade de ir para Europa”, disse.

Atualmente, o sushiman mora em Roma, na Itália, onde foi contratado para participar de um projeto para a abertura de um restaurante de culinária japonesa de alto nível, e está se preparando para participar do World Sushi Cup 2019, que acontecerá de 21 a 23 de agosto, em Tóquio.