Você sabia que há diferentes modelos de facas para cortar cada tipo de queijo?

Há diversos utensílios que podem ser usados para facilitar a rotina na cozinha, como: facas, raladores, tábuas, espátulas, entre outros

Foto: Reprodução
Por Ângela Duarte há 4 meses

Fonte: ClickPB

Há diversos utensílios que podem ser usados para facilitar a rotina na cozinha, como: facas, raladores, tábuas, espátulas, entre outros. Você sabe quais são os melhores acessórios para cortar os tipos de queijos? Se não, escolha do melhor modelo de faca para trabalhar com os diferentes tipos de queijos, levando em consideração formas, sabores e, principalmente, a textura.

As facas estão disponíveis em diversos modelos, com tamanhos e formatos variados. Por isso, é importante definir a opção ideal para o queijo escolhido.  

  • Faca Patê: é ideal para queijos que não precisam ser cortados, como Cottage, Creme de Ricota, Creme de Minas Frescal e Requeijão
  • Faca Fio: para queijos como o Gorgonzola, a faca fio é a melhor opção por evitar o desperdício do alimento, que pode esfarelar quando não cortado de forma apropriada (deve ser dividido ao meio e cortado em triângulos grandes).

    Faca Tradição: indicada para fatiar queijos mais firmes e em peças menores. É ideal para os queijos tipo Gruyère, Emental ou Gouda.
  • Faca Afiada: para cortar os queijos duros que são vendidos em pedaços menores, como o Parmesão, por exemplo, a sugestão é a faca afiada (você deve usar a ponta da faca para quebrar em lascas, que é o corte ideal para consumo deste tipo de queijo).

     Faca Furada: como já diz o nome, possui furos para evitar que a fatia fique grudada. É utilizada para cortar queijos de massa cremosa, como a Mussarela (corte em       fatias no formato do queijo), o Brie e o Camembert (faça fatias em triângulo do centro para fora). 

Faca Multiuso: Para quem não possui um kit de facas, recomenda-se o uso da faca multiuso, que pode ser utilizada em todos os tipos de queijos.