Hotel Intercity é flagrado lançando esgoto na orla de João Pessoa

O hotel foi notificado para resolver o problema e a Seinfra fez o tamponamento

Insuflador de fumaça localiza lançamento de esgoto clandestino (Foto: MPF)
Por Ângela Duarte há 2 meses

ClickPB

O Hotel  Intercity  foi o primeiro a ser flagrado, nesta segunda-feira (19), lançando esgoto na orla de Manaíra, em João Pessoa. O flagra foi resultado de uma ação que está sendo realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPPB), Seinfra, Semam, Sudema e Cagepa. O hotel foi notificado, foi feito o tamponamento da rede para impedir que o esgoto continue escoando para as galerias pluviais, e o empreendimento terá 15 dias para se adequar, sob pena de ser aplicada uma multa.

A ação ocorre após terem sido identificados os pontos de despejo de material com aparência de esgoto na praia de Manaíra e coletadas amostras de 46 pontos. Análises bacteriológicas no material confirmaram 23 casos. Outros 19 estão com forte suspeita.

O trabalho de identificação e notificação ocorrerá até o final de setembro e, em outubro, serão feitas análises da água do mar.

Com o tamponamento, o esgoto vai retornar para dentro do próprio hotel. O procurador da República, Antônio Edílio Magalhães, explicou que está sendo utilizado um equipamento insuflador de fumaça para identificar os esgotos clandestinos que estão poluindo as praias da capital.

"As ligações foram identificadas, perícias foram realizadas e, nesse momento, se tenta verificar a origem do lançamento do esgoto. Utilizamos esse equipamento para identificar isso e vamos às punições administrativas. Independente disso, a saída do esgoto já vai ser tamponada de forma que o esgoto vai retornar para casa de quem o produz", disse.