Prefeitura estuda reduzir limite de velocidade a 30 km/h na orla de João Pessoa

O superintendente da Semob-JP explicou que o valor a ser colocado como regra ainda será definido através de estudos sobre o trânsito na área

Foto: Juliana Santos/Secom-JP/Arquivo
Por Ângela Duarte há 6 meses

Fonte: ClickPB

A Prefeitura de João Pessoa pode reduzir, ainda mais, o limite de velocidade permitida para veículos na orla. Com o projeto de requalificação que está sendo elaborado pela Semob-JP, a atual velocidade possível autorizada para tráfego no local, que é de 50 km/h, pode ser reduzida para até 30 km/h, segundo informou ao ClickPB o superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo. Ele explicou que o valor a ser colocado como regra ainda será definido através de estudos sobre o trânsito na área.

Adalberto Araújo explicou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda velocidade entre 50 km/h e 30 km/h. A menor velocidade é indicada para trechos onde há grande fluxo de pedestres.

Questionado sobre a insatisfação que a redução de velocidade pode gerar, o superintendente disse que a medida foi rejeitada quando houve a diminuição do limite de velocidade para 50 km/h na Capital, mas que depois ela foi aceita pelos condutores.

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (13) em que confirmou que haverá redução de velocidade na chegada dos veículos que chegam da Avenida Epitácio Pessoa e acessam a orla da Capital.

Requalificação da orla da Capital

A obra deve ser entregue em seis meses após iniciada. Atualmente, o projeto está sendo elaborado para que, até o final deste mês de maio de 2019, seja apresentado e organizado o seu cronograma e orçamento.

Haverá elevação da altura das Avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco para o mesmo nível da 'calçadinha'. Além disso, o trecho final da Avenida Epitácio Pessoa, que atualmente é isolado de trânsito de veículos, será requalificado para servir de espaço compartilhado entre pedestres, seguindo conceito europeu de compartilhamento de áreas abertas.

Questionado sobre a segurança de pedestres, com a unificação do nível de pisos das faixas de rolamento de veículos e de fluxo de pessoas a pé, o superintendente da Semob-JP informou ao ClickPB que serão instalados balizadores nos locais para a separação entre automóveis e pedestres.