Câmara de Cabedelo aprova eleição de Geusa; suplentes protestam e geram tumulto

Câmara será comandada pelo vereador José Eudes, que assume a primeira vice-presidência.

Por Ytalo Kubitschek há 2 semanas

A Câmara Municipal de Cabedelo aprovou um projeto de resolução apresentado pelo vereador José Eudes que referenda o afastamento de 10 vereadores envolvidos na Operação Xeque-Mate, altera a composição da Mesa Diretora da Casa a partir de janeiro de 2019 e, com isto, quem assume a Prefeitura da cidade é a vereadora Geusa Ribeiro, atual presidente da Casa, no lugar de Vitor Hugo. Já a Câmara passará a ser comandada pelo vereador José Eudes, que assume a primeira vice-presidência do Legislativo.

A aprovação do projeto deveria ter sido  anunciada numa entrevista coletiva no fim da manhã de hoje na Câmara, mas com presença de Evilásio Cavalcanti (empossado na vaga deixada por Vítor Hugo) e de outros suplentes, a exemplo de Valdir Tartaruga e Graça Rezende, a situação ficou tensa. Sentindo-se prejudicados, eles provocaram uma confusão, impedindo a realização da entrevista coletiva .

Segundo o projeto, aprovado na última terça-feira (27), ficam designados para o exercício dos mandatos de presidente, primeiro e segundo vice-presidentes e primeiro e segundo secretários da Câmara de Cabedelo, para o biênio 2019/2010, os vereadores titulares de mandato Geusa Ribeiro (presidente), José Eudes Santos de Souza (primeiro vice-presidente), Vitor Hugo Peixoto Castelliano (segundo vice-presidente), Fabiana Maria Monteiro Régis (primeiro secretário) e Reinaldo Barbosa de Lima (segundo secretário).

Vitor Hugo, prefeito interino de Cabedelo, passa então para a segunda vice-presidência, o que o impede de continuar no comando da cidade.

De acordo com o projeto, fica referendado o ato do presidente, de 4 de abril, expedido pelo então presidente interino Reinaldo Lima, que afasta, de forma cautelar, em virtude da suspensão do exercídio das funções públicas, terminada pelo desembargador João Benedito da Silva, os vereadores até então no exercício do mandato na Câmara.

Os vereadores em questão são:

– Lúcio José do Nascimento – Jacqueline Monteiro França – Belmiro Mamede da Silva Neto – Josué Pessoa Góes – Rosildo pereira de Araúno Júnior (Júnior Datele) – Antônio Bezerra do Vale Filho – Francisco Rogério Santiago Mendonça – Rosivaldo Alves Barbosa – Tércio de Figueiredo Dornelas Filho – Antônio Moacir Santas Cavalcanti Júnior

Ainda segundo o projeto, “considerando que o afastamento determinado pelo Ato do Presidente nº 40/2018, impede a posse de parte dos vereadores eleitos na 3ª Sessão Extraordinária realizada no dia 8 de março de 2018 para os cargos da Mesa Diretora da Câmara para o Biênio 2019/2020”, ficando designados para o exercício dos mandatos de presidente, primeiro e segundo vice-presidentes e primeiro e segundo secretários da Câmara de Cabedelo os vereadores titulares de mandato Geusa Ribeiro (presidente), José Eudes Santos de Souza (primeiro vice-presidente), Vitor Hugo Peixoto Castelliano (segundo vice-presidente), Fabiana Maria Monteiro Régis (primeiro secretário) e Reinaldo barbosa de Lima (segundo secretário).

As eleições suplementares para escolha do prefeito e vice-prefeito de Cabedelo estão marcadas para 17 de março. Até lá Geusa Ribeiro ocupará a principal cadeira do Poder Executivo.

Com parlamentopb