80% do público alvo já está vacinado contra a Influenza na Paraíba

Campanha está na última semana

Foto: Reprodução
Por Ângela Duarte há 5 meses

A Paraíba, até o momento, já vacinou 948.812 pessoas pela  Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que está na última semana; o número corresponde a 80% do público alvo, mas a meta é vacinar 90% da população que faz parte dos grupos prioritários até o dia 31 de maio. 

A gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza A, B, C e D, com grande potencial de transmissão. A vacina é feita com o vírus morto e fragmentado. Portanto, ela é considerada 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas. A imunização protege contra três tipos (ou cepas) do vírus: H1N1, H3N2 e influenza B.

Os grupos prioritários a serem vacinados são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças com idade de 6 meses até menos de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas. A vacina contra a gripe reduz as complicações e casos graves trazidos pela doença.

Além da vacina, outras medidas preventivas podem ser adotadas, como: a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar ou depois de usar o banheiro; antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.


Com Assessoria