Bloco cirúrgico do Trauminha é desinterditado pelo CRM-PB

Local estava interditado desde o dia 14 de fevereiro

Foto: Assessoria / Divulgação
Por Ângela Duarte há 6 meses

Após vistoria na manhã desta sexta-feira (1), o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) desinterditou eticamente o bloco cirúrgico do Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio Buritiy - Ortotrauma, conhecido como Trauminha. A área, com quatro salas para cirurgias geral, estava interditada desde o dia 14 de fevereiro em virtude de uma série de irregularidades, como buracos no teto, infiltrações, ferrugem e mofo, encontradas durante uma fiscalização na unidade.

A equipe de fiscalização do CRM-PB verificou que os problemas no setor foram resolvidos. Entre as melhorias realizadas local, destacam-se a troca de piso, pintura de paredes, adequações do gesso onde são fixados os aparelhos de foco, substituição de calhas e luminárias, além de troca de portas das salas de cirurgias. Os procedimentos no setor devem ser normalizados a partir deste sábado (2). 

 Além do problemas encontrados nos blocos cirúrgicos durante a fiscalização realizada no dia 12 de fevereiro, o CRM-PB também identificou problemas em outras áreas do hospital, como infiltrações e buracos nas paredes, além de infestação de baratas na enfermaria, superlotação e demora na realização de cirurgias. Pacientes e acompanhantes ainda relataram à equipe do CRM-PB que, durante o período de internação, precisam levar lençóis, travesseiros, colchões e ventiladores.  

O hospital é um importante equipamento de saúde da capital e realiza 200 atendimentos ambulatoriais e 100 atendimentos de urgência e emergência por dia. São mais de 200 médicos de diversas especialidades trabalhando no complexo hospitalar que chega a realizar cerca de 600 cirurgias por mês.

O Trauminha tem dois blocos cirúrgicos, um com quatro salas para cirurgias gerais, e outro com três salas, que realiza procedimentos de ortotrauma. Este último é o que será vistoriado após o prazo de adequação notificado pelo CRM-PB.

Com assessoria