Campanha de vacinação contra HPV começa nesta segunda-feira (18), em João Pessoa

Crianças e adolescentes devem se vacinar em escolas e nas Unidades de Saúde da Família (USFs)

Foto: Ivomar Gomes/SMS
Por Ângela Duarte há 8 meses

Começa nesta segunda-feira (18) a campanha de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, nas escolas e Unidades de Saúde da Família (USFs), em João Pessoa. As vacinas também estão disponíveis no Centro Municipal de Imunização, na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre. Devem se vacinar crianças e adolescentes. A campanha acontece até o dia 5 de abril.

De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização, em João Pessoa a procura pela vacina para a faixa etária de 9 a 14 anos está baixa, por isso a ideia é intensificar a campanha nas escolas.

"Muitos pais trabalham e não tem têm tempo de levar os filhos nas unidades de saúde para a imunização. A campanha nas escolas facilita isso, já que os pais devem apenas assinar um termo, para a autorização da vacina", disse Fernando.

Devem ser vacinados adolescentes na seguinte faixa etária: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com esquema vacinal de duas doses, com intervalo de seis meses. Os estudantes que não tiverem a carteira de vacinação atualizada, o documento é feito na hora.

A vacina HPV quadrivalente está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014. “A vacinação é uma forma de proteger a criança e o adolescente dos riscos causados pelo vírus, antes mesmo do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus.”, explicou Fernando Virgolino.

Os adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV precisam tomar a segunda dose para a efetivar a prevenção. Além dos adolescentes, pessoas de 9 a 26 anos que vivem com o vírus HIV, transplantados e pacientes oncológicos, devem ser imunizadas. Para o grupo especial a vacinação acontece no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), em Jaguaribe.


Fonte: G1