Câncer de laringe: os sintomas que auxiliam no diagnóstico precoce

Uma nova pesquisa lista sintomas (mais ou menos conhecidos) que levantam a suspeita para o tumor de laringe – ainda mais quando aparecem em conjunto

Foto: Omar Paixão/SAÚDE é Vital
Por Ângela Duarte há 5 meses

O sintoma que mais sugere a presença do câncer de laringe, que afeta principalmente homens acima de 40 anos, é a rouquidão. Porém, um estudo da Universidade de Exeter, na Inglaterra, indica que sinais menos conhecidos também precisam ser considerados em nome do diagnóstico precoce – principalmente quando eles aparecem em conjunto.

Os cientistas recuperaram a ficha médica de 806 britânicos que receberam o diagnóstico da doença entre 2000 e 2009. A ideia era verificar os sintomas que eles apresentaram até um ano antes dessa confirmação. Os resultados foram comparados com os de 3 559 voluntários sem o tumor de laringe (estrutura do corpo localizada na região do pescoço).

A partir daí, ficou claro que, de fato, a rouquidão é o sintoma mais associado aos primeiros passos da enfermidade. Mas atrás dela vieram:

Dor de garganta insistente (ligada a um risco 7,7 vezes maior de câncer de laringe)
Distúrbios gastrointestinais (6,5 vezes)
Dor no ouvido (5 vezes)
Incômodos na boca (4,7 vezes)
Infecções torácicas recorrentes (4,5 vezes)
Insônia (2,7 vezes)
Marcadores inflamatórios alterados (2,5 vezes).


Além disso, os especialistas notaram que 2,7% dos voluntários que sofreram com rouquidão foram diagnosticados com câncer de laringe. Não é pouca coisa, principalmente se você considerar quantas coisas podem causar perda de voz.

Por outro lado, até 5% dos indivíduos que exibiam certas combinações de sintomas receberam posteriormente a notícia de que possuíam esse problema. É um índice ainda maior!

Está aí um alerta para todos ficarem mais atentos a outros sinais menos atrelados pela população à doença. Principalmente quando essas manifestações não desaparecem, podem indicar o princípio de um câncer.

Na Inglaterra, onde a análise foi feita, são registrados 1 700 casos do tumor de laringe anualmente. Já no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que entre 2018 e 2019 surjam 7 670 novos pacientes por ano. No nosso país, ele representa cerca de 25% dos cânceres que acometem a área da cabeça.

Fonte: Saúde Abril