Hemocentro da Paraíba realiza evento em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia

O objetivo é chamar atenção da população para a hemofilia, doença hemorrágica e hereditária causada por deficiência em duas das proteínas que participam da coagulação sanguínea

Foto: Reprodução
Por Ângela Duarte há 6 meses

A Sociedade de Hemofílicos da Paraíba e a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), em parceria com o Hemocentro da Paraíba, realizam, nesta quarta-feira (24), em João Pessoa, um evento dedicado ao Dia Mundial da Hemofilia. A data é comemorada no dia 17 de abril. O objetivo é chamar atenção da população para a hemofilia, doença hemorrágica e hereditária causada por deficiência em duas das proteínas que participam da coagulação sanguínea. 

As pessoas portadoras de hemofilia apresentam dificuldades de coagulação em ferimentos e, principalmente sangramentos internos, nas articulações e músculos. Se não tratadas, as hemorragias podem causar deformidades nas articulações e deficiências físicas. 

Com o tema ‘Conscientização – O primeiro passo para o diagnóstico e o tratamento eficaz’, o evento reunirá hemofílicos, a equipe multidisciplinar do Hemocentro e representantes das entidades organizadoras no Holanda’s Prime Shopping Residence, no bairro de Tambaú, na Capital. A abertura será às 8h30, com a apresentação de palestra por Elias Marques, da Sociedade de Hemofílicos da Paraíba. 

PROGRAMAÇÃO

  • 8h30: Abertura e Vídeo – com Elias Marques, da Sociedade de Hemofílicos da Paraíba, e a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba - Luciana Gomes
  • 9h: Palestra: Tratamentos da Hemofilia – com a médica Hematologista Sandra Sibele Figueiredo
  • 9h30: Debate
  • 10h: Apresentação do teatro de fantoches
  • 10h40: Debate e vídeo com Tania Maria Onzi Pietrobelli
  • 11h20: Encerramento

 Com assessoria