Ataque hacker atrapalha seu wi-fi e usa seu roteador para derrubar sites

Levantamento foi realizado no mês de julho desse ano

UOL
Por Iracema Almeida há 1 ano

Um levantamento de julho desse ano da empresa de segurança digital Palo Alto Networks apontou que criminosos tem tomado o controle de roteadores domésticos e se aproveitado deles para atacar certos sites.

Isso acontece principalmente com roteadores que estejam protegidos por senhas fracas ou que tenham seu software desatualizado. Dependendo da fragilidade do dispositivo, os hackers maliciosos podem até passar a controlá-lo de forma completa.

Tais invasões podem ter como consequência uma velocidade de internet reduzida em casa, ou até mesmo interrompida, além de fazer dos donos do roteador um participante involuntário em investidas dos criminosos.

Uma vez controlados pelos invasores, os roteadores formam a chamada botnet, uma rede conectada remotamente que pode ser usada pelos agentes maliciosos para realizar os chamados DDoS (ataques de negação de serviço, da sigla em inglês). Na prática, isso significa que os criminosos pegam diversos roteadores e os utilizam para enviar enormes quantidades de dados a sites ou serviços, com a finalidade de derrubá-los.

Se proteger disso é simples, basta criar uma senha mais robusta para seu roteador, além de atualizá-lo. Outra orientação é simplesmente tirar o aparelho da tomada e reiniciá-lo uma vez por semana.

UOL