WhatsApp para Android apaga backups com mais de um ano

Aplicativo terá espaço ilimitado para guardar mensagens no Google Drive

Por Iracema Almeida há 10 meses

O WhatsApp está mudando a forma como salva seus backups no Android graças a uma parceria com o Google. Você terá espaço ilimitado no Google Drive para guardar suas mensagens, fotos e vídeos: eles não contarão no seu limite de armazenamento. No entanto, backups antigos com mais de um ano serão apagados a partir dessa semana.

Essa mudança levou a alguns títulos apocalípticos na imprensa, dizendo que “suas mensagens no WhatsApp poderão ser apagadas para sempre na 2ª feira”. Pode ficar tranquilo: o WhatsApp para Android só vai apagar backups mais antigos que um ano, como explica o FAQ oficial. Suas mensagens estarão a salvo se você fez uma cópia de segurança hoje, na semana passada ou há um mês, por exemplo.

Vale esclarecer também que o WhatsApp para Android vai apagar backups antigos, não mensagens antigas. Ele continuará guardando todo o seu histórico desde o início: ou seja, mensagens, fotos e vídos recebidos há mais de um ano permanecerão a salvo.

Além disso, a mudança não se aplica ao WhatsApp para iPhone. Os backups no iOS são salvos no iCloud, e ainda contam no limite de armazenamento (que começa em 5 GB gratuitos).

A empresa explica:

Importante: a partir de 12 de novembro de 2018, os arquivos de backup do WhatsApp passarão a não ser contabilizados pelo armazenamento em nuvem do Google Drive. Ou seja, independentemente do tamanho do backup, o arquivo não “ocupa espaço” na sua conta do Google Drive.

Outra mudança é que arquivos de backup mais antigos que um ano passarão a ser apagados automaticamente. Se você tem backups antigos que deseja preservar, recomendamos que você faça backup do WhatsApp o quanto antes.

Como fazer backup do WhatsApp no Android

Para fazer backup no Google Drive, não tem segredo: basta seguir o caminho Menu (…) > Configurações > Conversas > Backup de conversas e tocar em Fazer Backup. É recomendável estar conectado a uma rede Wi-Fi para não consumir sua franquia de dados.

As mensagens do WhatsApp são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Isto significa que elas são encriptadas por duas chaves, e uma delas fica apenas com o destinatário. No entanto, o FAQ lembra que “arquivos de mídia e mensagens dos quais você fizer backup usando o Google Drive não ficam protegidos pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp”.

Com TecnoBlog