Prefeitura de João Pessoa inicia processo de licitação do Terminal Metropolitano do Varadouro

Obra orçada em R$ 23 milhões vai integrar as linhas de ônibus de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita

Foto: TV Cabo Branco/Reprodução/Arquivo
Por Ângela Duarte há 6 meses

Teve início o processo de licitação do Terminal de Integração Metropolitano do Varadouro em João Pessoa. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (1º) no site da prefeitura. A construção do terminal havia sido anunciado pelo prefeito Luciano Cartaxo na terça-feira (26), durante a abertura das atividades na Câmara Municipal.

O Aviso de Licitação para as empresas interessadas em participar da disputa para a construção terminal foi publicado no Semanário Oficial da Prefeitura da quinta-feira (28). A obra, que está orçada em R$ 23 milhões, vai integrar as linhas de ônibus de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita.

“Estamos dando início hoje ao processo licitatório para que possamos, o quanto antes, estar iniciando as obras deste equipamento que será fundamental para comportar toda a integração dos ônibus da região metropolitana. É um grande projeto de mobilidade urbana que vai integrar as linhas já existentes na capital com as rotas das cidades vizinhas beneficiando a população que precisa se deslocar entre as cidades”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A estimativa inicial é que aproximadamente 150 mil pessoas utilizem o terminal diariamente. Passageiros de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, terão seus ônibus do transporte público coletivo convergindo no local. Ainda segundo a prefeitura, a expectativa é também de atrair novos usuários que utilizam atualmente outros meios de transporte.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico do Terminal Metropolitano é semelhante aos de terminais de metrô, com plataformas de embarque e desembarque, bilheteria, elevador, escada rolante, bicicletário, banheiros, vestiários, praça de alimentação e dois espaços de convivência, sendo uma praça e uma área de contemplação para o pôr do sol do Rio Sanhauá.

De acordo com a prefeitura, o terminal será construído em um terreno ao lado do terminal rodoviário e todos os espaços seguirão as normas de acessibilidade.


Fonte: G1