Terceiro domingo de novembro é instituído dia estadual, na PB, em memória das vítimas de trânsito

Data foi oficializada em lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira

Foto: Walter Paparazzo/G1
Por Ângela Duarte há 3 meses

Fonte: G1

O Governo da Paraíba instituiu o terceiro domingo do mês de novembro como o dia estadual em memória das vítimas de trânsito no estado. A data foi oficializada em lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (23).

De autoria do deputado Raniery Paulino, a data passa a constar no calendário oficial de eventos da Paraíba. Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), através da Escola de Trânsito, poderá realizar atividades envolvendo a temática de acidentes e mortes nas rodovias estaduais.

De acordo com cruzamento de dados feitos pelo G1, somente em 2018, morreram pelo menos 930 pessoas nas rodovias, avenidas e ruas paraibanas segundo dados oficiais da seguradora Líder, operadora do seguro DPvat. Proporcionalmente, o dado aponta que quase três pessoas morreram por dia em acidentes de trânsito da Paraíba no ano passado.

As mortes no trânsito da Paraíba são apenas 23% a menos do que as mortes registradas pelas autoridades policiais decorrentes de algum tipo de violência intencional, seja homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte. Dados da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) da Paraíba apontam que 1.210 pessoas foram assassinadas em 2018.